Hamilton supera favoritismo da Ferrari e crava a pole na Bélgica debaixo de chuva. Vettel é o 2º

Quando tudo parecia perdido. Em um final de semana de domínio amplo da Ferrari até o momento, a Mercedes parecia resignada ao papel de coadjuvante na luta pela pole position no retorno das atividades da Fórmula 1 após as férias de agosto. Mas a chuva e a imprevisibilidade do lendário traçado de Spa-Francorchamps deu a chance que Lewis Hamilton queria para desbancar Sebastian Vettel e largar na frente do Grande Premio da Bélgica.

Q1 elimina os carros de McLaren, Williams e Carlos Sainz

O traçado de Spa-Francorchamps costuma ser implacável para os carros mais lentos do grid. Neste caso quem sofreram foram os carros de McLaren e Williams, que foram eliminados na primeira parte do treino classificatório, onde foram facilmente superados pelos carros mais rápidos do grid. Nisso, a disputa pela ultima vaga no Q2 ficou entre os pilotos da Renault. Melhor para Nico Hulkenberg que superou Carlos Sainz e avançou para a segunda parte do treino. Na frente do grid, com o tempo de 1m42s585, Kimi Raikkonen foi o mais veloz da primeira parte do treino, quase superando a marca da pole de 2017 de Hamilton, que é de 1m42s553. Kimi foi seguido por Bottas na segunda posição, que vai largar no final do grid por conta de trocas de componentes no carro e Hamilton em terceiro.

Q2 tem domínio de Vettel e eliminação de Toro Roso, Sauber e Hulkenberg

Com a possibilidade de 90% de chuva, a segunda parte do treino começou com o céu carregado que pairava o traçado belga, e que levou os pilotos rapidamente a pista. Destaque para Kimi Raikkonen que logo de cara fez 1m41s627. A marca é a melhor do fim de semana, recorde da pista e, claro, superior a pole de 2017 de Hamilton (1m42s553). Mas se o Q1 foi de Raikkonen, o Q2 quem brilhou foi Sebastian Vettel ao anotar um novo recorde da pista, com 1m41s501, garantindo o primeiro lugar na sessão, seguido de perto por Raikkonen e Hamilton. Quem ficou de fora do Q3, foram os carros de Toro Roso e Sauber, que lutaram até os instantes finais da sessão, mas acabaram sobrando da disputa da ultima parte do treino. Outro eliminado na sessão foi Nico Hulkenberg, que sequer foi a pista para marcar tempo de volta.

Hamilton supera Vettel no fim e crava a pole para o GP da Bélgica

A ultima parte do treino começou com um elemento que já era esperado desde o inicio da sessão classificatória, mas que só apareceu no Q3: A chuva. Nisso, antes mesmo de começar a sessão, uma fila de carros aguardava a liberação da pista para marcar tempo de volta antes de a pista ficar molhada, o que acabou de fato acontecendo. Desta forma, com Valtteri Bottas servindo como ‘desbravador’ de um traçado que variava entre pontos de pista seca e molhada. Assim, pouco antes de chegar a reta dos boxes, o finlandês da Mercedes acabou escapando da pista, o que foi suficiente mas os carros que estavam atrás de Bottas retornarem aos boxes para trocar os pneus de pista seca, para os compostos intermediários.

A partir desse momento o que se viu foi um disputa para se manter no traçado e tentar baixar o tempo de volta. Destaque para Vettel que teve a pole position nas mãos faltando pouco mais de 50 segundos para o final do Q3, tempo suficiente para que alguns pontos da pista pudessem secar, garantindo assim uma maior aderência ao traçado. Momento em que brilhou a estrela de Lewis Hamilton que com cronometro zerado desbancou o favoritismo de Vettel ao cravar o tempo de 1m58s179. Essa é a pole position de número 78 na carreira do britânico da Mercedes, que larga neste domingo com o objetivo de ampliar a sua vantagem no campeonato em relação a Vettel na luta pelo titulo. Vettel por sua vez, tenta a recuperação no campeonato para seguir firme na batalha pelo campeonato. O Grande Premio da Bélgica acontece neste domingo, e a largada para as 44 voltas, nos 7,004km do lendário circuito de Spa-Francorchamps, está marcada para as 10:10h, horário de Brasília.

Confira abaixo o grid completo para o GP da Bélgica:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *