Ricciardo domina treino e faz a pole em Mônaco. Vettel é o 2º e Hamilton o 3º

Rindo a toa. Em um final de semana impecável até o momento, o lendário circuito de Monte Carlo parece casar bem com o carro da Red Bull que tem dominado as ações desde a ultima quinta-feira. Nisso, se valendo de um carro bem acertado, Daniel Ricciardo confirmou o seu favoritismo para o final de semana, e vai largar na frente do Grande Premio de Mônaco.

Q1 sem a presença de Max Verstappen

A primeira parte do treino em Mônaco tem uma peculiaridade diferente da maioria das provas da temporada, que é o trafego intenso. Nisso, equipes e pilotos tem de escolher o momento certo para ir à pista e contar com a sorte para não ser atrapalhado durante a volta, algo que é comum em um traçado apertado como o de Monte Carlo. Com isso, os 19 carros foram à pista, exceto Max Verstappen que bateu nos instantes finais da ultima sessão de treinos livres e não conseguiu colocar o carro a disposição. Desta forma, o holandês da RBR vai largar em ultimo no domingo.

Na pista, o Q1 marcou uma disputa intensa para ver quem avançava para a segunda parte do treino classificatório, onde algumas surpresas aconteceram como a presença de Fernando Alonso entre os lideres e a Williams do russo Sergey Sirotkin no top 10. Mas quem dominou as ações foi o australiano Daniel Ricciardo, que ficou com o melhor tempo, acompanhado de Vettel e Bottas, que por muito pouco não acabou eliminado, ao marcar a sua melhor volta nos minutos finais. Entre os eliminados, destaque negativo para Kevin Magnussen da Haas e Lance Stroll que não conseguiu nem de perto repetir o bom desempenho de seu companheiro com a Williams.

Eliminados no Q1

16º BRENDON HARTLEY (STR)

17º MARCUS ERICSSON (SAUBER)

18º LANCE STROLL (WILLIAMS)

19º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

20º MAX VERSTAPPEN (RBR)

Ricciardo domina Q2 e bate recorde a pista de Mônaco

Dando seqüência ao domínio no final de semana, a segunda parte do treino estabeleceu a ordem do grid em relação aos carros que seguiriam para o Q3, onde praticamente não houve surpresas para aqueles que avançaram no treino. O grande destaque da sessão até ali, foi a volta espetacular de Daniel Ricciardo que obteve o novo recorde do circuito de Monte Carlo com o tempo de 1m11s353, garantindo assim a primeira posição novamente, seguido pelos carros da Ferrari de Raikkonen e Vettel. A Mercedes por sua vez teve dificuldades para confirmar seus carros entre os dez mais rápidos, e até o momento tem tido dificuldades para acompanhar o ritmo de Ferrari e Red Bull. Entre os eliminados no Q2 destaque para cinco carros de equipes diferentes.

Eliminados no Q2

11º NICO HULKENBERG (RENAULT)

12º STOFFEL VANDOORNE (McLAREN)

13º SERGEY SIROTKIN (WILLIAMS)

14º CHARLES LECLERC (SAUBER)

15º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)*

*Grosjean perderá três posições como punição por causar acidente no GP da Espanha

Ricciardo domina treino, bate recorde da pista e crava a pole em Mônaco

Seguindo o seu domínio no sábado em Monte Carlo, Daniel Ricciardo não teve maiores dificuldades no Q3, tanto tão logo que foi para a sua primeira tentativa de volta rápida, o australiano da Red Bull cravou o tempo de 1m10s810, marcando assim o novo recorde da pista, e impondo uma diferença de quase meio segundo a frente de Lewis Hamilton na segunda posição naquele momento. Na seqüência os carros de Raikkonen e Vettel, separados por apenas dois milésimos.

Dessa forma, os pilotos retornaram aos boxes para trocar por compostos de pneus mais novos, na tentativa de tomar a pole position do australiano, o que não aconteceu. Com isso se estabeleceu uma disputa para quem faria companhia ao australiano na primeira fila do grid. Melhor para Vettel, que superou Hamilton, e conseguiu um lugar na primeira fila, jogando o inglês da Mercedes para terceiro, ao lado de Raikkonen. Esta é a segunda pole position na carreira de Daniel Ricciardo, que curiosamente marcou a sua primeira e até então única pole na carreira, em Mônaco em 2016. O Grande Premio de Mônaco acontece neste domingo, e a largada para as 78 voltas nos 3.337 km no circuito de Rua de Monte Carlo, está marcada para as 10h, pelo horário de Brasília.

Confira abaixo o grid para o GP de Mônaco:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *