Bottas ‘passeia’ em Abu Dhabi, segura Hamilton, e vence a prova. Massa se despede da F1 em 10º

Venceu quem manda. O Grande Premio de Abu Dhabi, foi o reflexo do que foi a segunda metade da temporada, onde desde o GP da Bélgica, a Mercedes praticamente dominou o restante do ano, somado a inconstância do carro da Ferrari, que foi um dos fatores determinantes e que deram o tetracampeonato para Lewis Hamilton. Pois no final da manhã deste domingo, inicio de noite no deserto dos Emirados Árabes, a Mercedes dominou a prova, e venceu a última etapa da temporada, com o finlandês Valtteri Bottas.

Largada limpa e sem incidentes entre os pilotos

O momento mais tenso da prova que é a largada, os carros da Mercedes se cercaram de todos os cuidados para conter o ataque de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que estavam na segunda fila, em especial, Vettel, que tomou a liderança de Bottas na largada do GP do Brasil, em Interlagos, e assim venceu a prova. Nisso, com os rivais bloqueados pelas flechas de prata, o caminho ficou livre para Bottas e Hamilton abrirem vantagem. Mais atrás no pelotão de carros, Felipe Massa lutou contra Fernando Alonso pela 10ª posição, na ocasião, melhor para o brasileiro, que se manteve a frente do espanhol.

Voltas iniciais com Mercedes disparando na ponta da corrida

Como era de se esperar, as primeiras voltas da corrida, marcou um inicio absoluto dos carros da Mercedes na ponta da corrida. Com uma diferença de quase 3s em relação a Vettel já nas primeiras três voltas da prova, o domínio da escuderia alemã se mostrava logo no inicio de corrida que dificilmente seria incomodado pelos carros de Red Bull e Ferrari.

Melhor disputa por ultrapassagem ficou entre Grosjean contra Stroll

De longe a melhor disputa por posição, foi a batalha pela 13ª posição entre Romain Grosjean com a Haas contra Lance Stroll com a Williams. Os dois pilotos duelaram por quase três votas pela 13ª posição, em uma série de ultrapassagens entre os rivais. Por fim, melhor para o francês que na 12ª volta conseguiu uma bela ultrapassagem sobre o canadense da Williams, que logo em seguida ao ser superado por Grosjean, foi para os boxes para troca de pneus.

Rodada de pit stops começa na 12ª volta da corrida

Com uma estratégia que contemplava apenas uma parada de boxes para a maioria dos pilotos, por conta de um asfalto do circuito Yas Marina que oferece um baixo desgaste de pneu, a 12ª volta da corrida com o canadense Lance Stroll, após uma bela batalha contra Romain Grosjean. Na sequencia, duas voltas depois, o primeiro piloto do pelotão da frente a parar nos boxes foi Max Verstappen para colocar pneus super macios.

Ricciardo abandona a prova na 22ª volta

Quem teve um domingo melancólico foi o australiano Daniel Ricciardo. Com problemas hidráulicos na sua Red Bull, a 22ª volta da prova colocou um ponto final na corrida do australiano, que encerrou um fim de temporada com três abandonos nas ultimas quatro corridas do ano.

Com corrida discreta, Felipe Massa se despede da Fórmula 1 com um 10º lugar

Fazendo a sua despedida após 15 temporadas dentro da maior categoria do automobilismo mundial, o piloto brasileiro Felipe Massa, bem que lutou contra os carros da Force India, Renault e a McLaren de Fernando Alonso. Com apenas uma parada nos pits na volta 23, Felipe voltou a frente de Alonso, e bem que tentou lutar pela 11ª posição na ocasião, mas os pneus frios e uma melhor tração do espanhol, ele acabou sendo superado por Alonso. No final, contando com o abandono de Carlos Sainz, o piloto brasileiro se despediu da Fórmula 1 com um décimo lugar, marcando um ponto e recebendo diversas homenagens após cruzar a linha de chegada. Felipe, que ainda não sabe o seu futuro para 2018, será um representante do automobilismo brasileiro dentro da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

Bottas segura Hamilton e vence em Abu Dhabi na despedida da temporada

Quem praticamente ‘passeou’ neste domingo foi o finlandês Valtteri Bottas. Em uma corrida consistente e segura, o segundo piloto da Mercedes conseguiu controlar os avanços de Lewis Hamilton, que bem que tentou mostrar armas ao seu companheiro de equipe, que foi rápido e preciso quando Hamilton tentou tomar a ponta. Ao final, com uma diferença de quase 5s sobre Hamilton, o finlandês cruzou a linha de chegada confirmando assim o domínio amplo da Mercedes que se confirmou a partir da segunda metade da temporada, quando Hamilton começou a virada no campeonato no GP da Bélgica.

A Fórmula 1, que neste domingo encerra as suas atividades nesta temporada, onde agora equipes e pilotos entram em férias e retornam em Melbourne, para o Grande Premio da Austrália, na abertura da próxima temporada, marcado para o próximo dia 25 de março de 2018.

Confira abaixo o resultado final do GP de Abu Dhabi:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *