Bottas supera Hamilton e faz a pole em Abu Dhabi. Em clima de despedida, Massa é o 10º

No ultimo final de semana de uma temporada repleta de reviravoltas, onde o domínio da Mercedes esteve a prova com uma Ferrari que em 2017 se mostrou uma rival a altura em determinadas corridas do ano, mas que acabou sucumbindo com a inconstância do carro, o que tirou Sebastian Vettel da luta pelo titulo. Nisso, quem soube se aproveitar das falhas da Ferrari foi a Mercedes que dominou o ultimo terço do campeonato, culminando no tetracampeonato de Lewis Hamilton. Pois neste sábado, o domínio da Mercedes se colocou a favor de Valtteri Bottas, que superou Lewis Hamilton no último qualify da temporada e larga na frente no Grande Premio de Abu Dhabi.

Q1 elimina os mais lentos do grid

Com a finalidade de limar aqueles carros que costumeiramente andam no final do pelotão, a primeira parte do treino classificatório, que em Abu Dhabi acaba sendo um show a parte pelo visual deslumbrante do pôr do sol no deserto, também é um desafio a mais para equipes e pilotos pela variação de temperatura do asfalto por conta da queda de temperatura com a saída da luz natural, para a noite, o treino classificatório foi um quebra cabeça para as equipes médias do grid, na luta para passar para o Q2. O que não foi obstáculo para os carros da Mercedes, que logo de cara trataram de colocar as coisas em ordem, com Valtteri Bottas sendo o mais rápido da sessão com o tempo de 1m37s356, seguido por Hamilton e os carros da Ferrari de Vettel e Raikkonen. Na luta para não ser eliminado na ultima parte do treino, o destaque acabou sendo os dois carros da Williams, que conseguiram avançar em maneiras diferentes. Primeiro, Felipe Massa, que estava na linha de corte no final do Q1, acabou acertando uma bela volta, e saltou para o oitavo lugar, e garantindo assim, a sua vaga no Q2. O mesmo aconteceu com o seu companheiro de equipe Lance Stroll, mas que só conseguiu avançar após lutar muito até os segundos finais e assim eliminar Romain Grosjean em uma diferença de 0.013s. Nisso, foram eliminados no Q1, Romain Grosjean com a Haas, os dois carros da Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, junto com os carros da Toro Roso de Brendon Hartley e Pierre Gasly.

Na raça, Massa avança para o seu último Q3 na carreira

A segunda parte do treino classificatório é o momento do final de semana onde os carros atingem a performance máxima dos seus carros, visando chegar ao Q3. Nisso, a Mercedes novamente deu as cartas, mas desta vez foi Hamilton que deu o troco em Bottas e ficou com o melhor tempo da sessão com 1m36s742, tempo que estabeleceu o novo recorde do circuito de Yas Marina. Na sequencia, novamente os carros da Ferrari completavam os quatro primeiros da sessão. Com isso, a disputa mais acirrada acabou ficando por conta da ultima vaga para o Q3. Vaga, que acabou caindo como um premio para Felipe Massa, que neste final de semana encerra a sua carreira após 15 anos dentro da maior categoria do automobilismo mundial, e com uma bela volta acabou superando Fernando Alonso, que acabou eliminado no Q2. Felipe acabou ficando com a 10ª posição.

Bottas supera Hamilton e crava a pole em Abu Dhabi

O domínio amplo da Mercedes estabelecido desde o Q1 se confirmou em um Q3 que acabou sendo um duelo a parte entre os dois carros da escuderia alemã. Já com o inicio da noite nos Emirados Árabes, a última parte do treino classificatório deu mostras de que dificilmente a vitória no domingo não deve ficar com outro carro que não seja nenhuma das duas flechas de prata da Mercedes. Com isso, o duelo entre Bottas e Hamilton quem levou a melhora foi o piloto finlandês, que superou o tetracampeão do mundo com o tempo de 1m36s231. Esta é a quarta pole position na carreira de Valtteri Bottas, sendo a segunda em sequencia na atual temporada. Bottas, que acabou fazendo a pole no GP do Brasil, em uma corrida vencida por Vettel. O Grande Premio de Abu Dhabi acontece neste domingo, e a largada para as 55 voltas nos 5.554km do Circuito Yas Marina, na corrida que encerra a temporada de 2017 da Fórmula 1, está marcada para as 11h pelo horário brasileiro de verão.

Confira abaixo o grid completo para o GP de Abu Dhabi:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *