Hamilton domina e faz a pole na Malásia em dia de azar para Vettel. Massa é 11º

Azar de um sorte de outro. Talvez esse ‘chavão’ popular pode muito bem resumir o que foi o treino classificatório que aconteceu nas primeiras horas da manhã aqui no Brasil, final de tarde em Sepang na Malásia. Após um problema na Ferrari de Vettel, que dominava os treinos até então, o britânico Lewis Hamilton não vacilou e vai largar na frente no Grande Premio da Malásia.

Q1 surpreendente elimina Vettel

Dominando praticamente todas as sessões de treinos até o momento, a Ferrari começou o Q1 como uma das favoritas a fazer a pole position em Sepang, em especial com Sebastian Vettel, que após o acidente na largada do GP de Cingapura, chegou pressionado na Malásia após ver seu rival na luta pelo titulo, Lewis Hamilton sair de Cingapura com 28 pontos de vantagem sobre Vettel, faltando seis corridas para o final da temporada. Mas o final de tarde que poderia ser de reação da Ferrari, acabou sendo de frustração extrema para Vettel, que tão logo que saiu dos boxes para a primeira tentativa de volta rápida, reportou no rádio de equipe um problema na unidade de potencia no motor da Ferrari. O alemão voltou aos boxes, e a partir disso o que se viu foi uma tentativa desesperada da escuderia italiana de devolver Vettel a pista enquanto o treino acontecia na pista. Apesar de todo o esforço da Ferrari, que chegou a esboçar um retorno de Vettel a pista nos minutos finais, o alemão não conseguiu marcar tempo de volta, e assim terminou o Q1 na ultima posição, onde muito provavelmente largará dos boxes no domingo. Na pista, quem aproveitou o azar do rival foi Lewis Hamilton que cravou o melhor tempo da sessão ao anotar 1m31s605. Também foram eliminados no Q1, os dois carros da Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, junto com os dois carros da Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein.

 

Q2 elimina Williams, Toro Roso e Jolyon Palmer

Sem Sebastian Vettel, a segunda parte do treino teve amplo domínio da Mercedes, desta vez com Valtteri Bottas, que colocou a equipe alemã no topo, seguido pelo seu compatriota da Ferrari, Kimi Raikkonen em segundo. Diferente do Q1, a segunda parte do treino para Hamilton foi um ensaio para o Q3, uma vez que sem a presença de Vettel, o britânico pode até se dar ao luxo de poupar o equipamento para o Q3. Com isso, a grande disputa na segunda parte do treino ficou por conta das ultimas vagas para o Q3, onde Fernando Alonso acabou levando a melhor sobre Felipe Massa, na luta pela ultima vaga. O piloto brasileiro acabou sobrando, após a ultima tentativa de volta rápida, e vai largar na 11ª posição do grid. Nisso, a segunda parte do treino ainda eliminou a Renault de Jolyon Palmer, a Williams de Lance Stroll, e os carros da Toro Roso de Carlos Sainz, e do estreante do final de semana, o jovem francês Pierre Gasly, que substitui Daniil Kvyat neste final de semana, e também no Grande Premio do Japão.

Hamilton aproveita azar de Vettel, supera Raikkonen a faz a pole na Malásia

Quem deixou o treino classificatório com todos os motivos para sorrir, foi Lewis Hamilton. Após o problema na Ferrari de Sebastian Vettel, o britânico não vacilou no Q3, e partiu com tudo para fazer mais uma pole na carreira e assim ficar em grande vantagem para a corrida no domingo. Nisso, ao anotar o tempo de 1m30s076, o britânico superou Kimi Raikkonen por apenas 0.045s e vai largar na frente em Sepang, com totais condições de vencer a corrida. Esta é a pole position de numero 70 na carreira de Hamilton, que é o recordista absoluto em poles na história da Fórmula 1, sendo a de hoje a oitava pole no ano. O Grande Premio da Malásia acontece na madrugada de sábado para domingo, e a largada para as 56 voltas, dos 5.543km do circuito de Sepang, na corrida que marca a 15ª etapa da temporada, a última corrida na Malásia, que deixará o calendário da Fórmula 1, após 19 anos, está marcada para as 4h pelo horário de Brasília.

Confira abaixo o grid completo para o GP da Malásia:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *