Hamilton supera Vettel na estratégia e vence o GP da Espanha. Em dia ruim, Massa é o 13º

Enfim, o duelo aconteceu. Numa corrida repleta de nuances, estratégias alternadas, ultrapassagens na pista, o duelo mais aguardado nos últimos anos na Formula 1 atual aconteceu. Na corrida que pode ser considerada a melhor da temporada até aqui, Lewis Hamilton levou a melhor sobre Sebastian Vettel e venceu o Grande Premio da Espanha.

Largada tem bote de Vettel sobre Hamilton e incidentes na primeira curva

Momento mais aguardado do final de semana, a largada foi cercada de expectativas por que se esperava um duelo direto entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, e de fato aconteceu. Com uma ação muito melhor que a do britânico Vettel tratou logo de tomar a ponta da corrida de Hamilton, que por muito pouco não foi superado por Valtteri Bottas, que largou na terceira posição. Logo atrás, tão logo que os carros começaram a contornar a primeira curva, uma serie de toques e incidentes entre os carros que estavam no meio do pelotão para trás, tirou Kimi Raikkonen da prova, após ser tocado pela Red Bull de Max Verstappen, que também foi obrigado a abandonar a corrida antes mesmo de completar a primeira volta da prova. Os dois pilotos tiveram quebras na suspensão de seus carros. Outro piloto que também acabou se dando mal na primeira curva foi Felipe Massa, que chegou a fazer uma boa largada, mas se envolveu em um incidente com a McLaren de Fernando Alonso,e o brasileiro da Williams a sofreu com um pneu furado, sendo obrigado entrar nos boxes ainda na primeira volta.

largada_espanha1

Vettel dispara na ponta da corrida nas primeiras voltas

O que a Mercedes mais temia na largada aconteceu quando Sebastian Vettel superou Lewis Hamilton na largada, e antes mesmo de virarem a primeira curva o alemão da Ferrari já estava bem posicionado a frente da Mercedes do britânico. Só que o que a Mercedes não contava nas voltas iniciais, era com um ritmo fortíssimo imposto por Vettel sobre as Mercedes. Ao final da primeira volta, a vantagem de Vettel sobre Hamilton girou na casa dos 2s.

vettel_espanha

Primeira rodada de pit stops começou com Fernando Alonso, ainda nas primeiras voltas da corrida

A dúvida que pairava sobre o paddock do circuito de Barcelona antes mesmo da largada era para saber qual seria o numero de pit stops que seria necessário para completar a prova, com um mínimo de desgaste possível dos pneus. Desta forma, coube a Fernando Alonso ser o primeiro piloto a inaugurar a primeira rodada de boxes na 13ª volta da corrida, mostrando que a estratégia de alguns pilotos poderia ser de até três paradas nos boxes, conforme o consumo de pneu de cada carro.

alonso_espanha

Ferrari antecipa parada de Vettel e chama para os boxes ainda nas primeiras voltas

Era a 15ª volta da corrida quando a Ferrari surpreendeu a todos e resolveu chamar Vettel para a primeira parada nos boxes. O alemão, que fez um pit stop razoável retornou a pista na quarta posição, logo atrás da Red Bull de Daniel Ricciardo, que foi logo superada por Vettel após uma bela ultrapassagem no final da reta dos boxes. A partir disso Vettel foi à caça de Bottas, então segundo colocado da prova.

Hamilton tem a sua vez nos boxes e acaba ajudado por Bottas

Na 22ª volta da prova, foi à vez da Mercedes chamar Hamilton para os boxes. Uma vez que Vettel estava na terceira posição da prova e em um ritmo de corrida muito superior ao britânico que estava na ponta da corrida até então, a Mercedes achou por bem chamar Hamilton para os pits. Ao retornar na terceira posição, e já com alguns retardatários para superar, o britânico acabou sendo ajudado pelo seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que era o líder da prova naquele momento e que tinha Sebastian Vettel muito próximo dele Bottas, que tratou de segurar o ímpeto de Vettel diminuindo seu ritmo de prova, e com isso trazer Hamilton para cima de Vettel. A partir disso o que se viu foi um belo duelo entre o finlandês da Mercedes contra o alemão da Ferrari, e que foi decido em uma linda ultrapassagem de Vettel no final da reta na volta 24, com direito a um drible de Vettel sobre Bottas.

hamilton_box_espanha

Ultrapassagens e incidentes marcaram uma boa corrida em Barcelona

Em uma pista que tem por características de ser um traçado de difícil ultrapassagem, mesmo com uma reta dos boxes de aproximadamente 900 metros, o que se viu neste domingo em Barcelona foi uma bela corrida com inúmeras disputas, incidentes, e claro, ultrapassagens. Destaque para o incidente entre os carros de Verstappen e Raikkonen na primeira curva, o embate ferrenho entre Carlos Sainz e Kevin Magnussen, que disputaram posição ate mesmo dentro dos boxes. Por fim, o duelo entre Stoffel Vandoorne e Felipe Massa, que chegaram a tocar roda após uma manobra atrapalhada do piloto belga. Pior para Vandoorne que teve de abandonar a prova, com uma quebra na suspensão da McLaren.

vandoorne_massa

Felipe Massa tem mais um domingo difícil

Em mais uma corrida difícil para o piloto brasileiro, Felipe Massa chegou a fazer uma boa largada, mas acabou sofrendo com um pneu furado após se tocar com a McLaren de Fernando Alonso, na curva dois do circuito espanhol, o que obrigou Felipe a dar uma volta completa na pista com um ritmo lento, e ainda ter de parar nos boxes para trocar o pneu furado. Ao retornar a pista, quase uma volta atrás dos lideres, o que se viu foi um Felipe que nada pode fazer não ser lutar contra os carros de Toro Roso, McLaren, Sauber  quase nas voltas finais, quando ainda conseguiu superar seu companheiro de equipe, o jovem canadense Lance Stroll, mas foi superado pela McLaren de Fernando Alonso. Por fim, Felipe encerrou um domingo difícil com um melancólico 13º lugar.

massa_espanha

Vencedor da ultima prova, Valtteri Bottas fica pelo caminho

Diferente do que aconteceu há duas semanas em Sochi, o domingo terminou para Valtteri Bottas de uma maneira que ele não imaginava. Com uma quebra no motor da sua Mercedes na segunda metade da corrida, o finlandês acabou tendo de abandonar a prova, o que de certa forma naquele momento ligou um sinal de alerta na Mercedes, que tentava tomar a ponta da prova ainda com Vettel.

bottas_espanha

Safety Car virtual após incidente de Massa e Vandoorne muda os rumos da corrida

O incidente entre Felipe Massa e Stoffel Vandoorne ocasionou o acionamento do Safety Car Virtual, quando os pilotos são obrigados a andar e um ritmo de corrida mais baixo que o habitual, com um limite de velocidade a ser respeitado. Na 37ª volta da corrida, a Mercedes aproveitou o momento do Safety Car Virtual, e chamou Hamilton para aquela que seria a sua ultima parada nos boxes, desta vez para a colocação de pneus macios. Voltas depois, foi a vez da Ferrari chamar Vettel para a estratégia inversa e colocar os pneus médios, cumprindo assim o regulamento, onde os pilotos são obrigados a usar dois compostos de pneus diferentes na prova. Na saída dos boxes, Vettel e Hamilton se encontraram e dividiram a primeira curva lado a lado, com direito a um toque entre os dois carros, melhor para Vettel que se manteve a frente de Hamilton, mas desta vez com pneus mais lentos do que o britânico, que a partir disso foi com tudo pra cima de Vettel.

vettel_hamilton_espanha

Hamilton supera Vettel e vence o GP da Espanha                                                                              

Depois de voltar atrás de Vettel após a ultima parada nos boxes, Lewis Hamilton fez Sebastian Vettel provar do seu próprio veneno, quando na primeira parte da corrida o alemão da Ferrari optou por usar os pneus macios, e assim voou para cima dos carros da Mercedes. Desta vez, nas voltas finais Hamilton, que optou por usar os pneus médios na metade da prova, estava com os pneus macios contra pneus médios de Vettel, foi com tudo para cima de Vettel, e a 11 voltas do final  com uma bela manobra de ultrapassagem após a abertura da asa móvel na longa reta dos boxes de Barcelona, superou Sebastian Vettel, que só pode lamentar no radio, quando informou a equipe que não havia nada a fazer, por que ele Hamilton havia passado por ele Vettel como um trem.

hamilton_vettel

A manobra rendeu a vitoria para o britânico que com um ritmo fortíssimo nas voltas finais gerenciou uma vantagem de quase 4s sobre Vettel e assim cruzou a linha chegada para a sua segunda vitoria no ano, a 54ª na carreira. O resultado aproxima novamente Hamilton de Vettel na luta pelo titulo da temporada, o alemão da Ferrari agora 104 pontos contra 98 de Hamilton.

hamilton_espanha

A Fórmula 1, que agora faz as malas e retorna daqui duas semanas para a sexta etapa da temporada, naquela corrida que é considerada a mais charmosa da temporada, o Grande Premio de Mônaco. A corrida será disputada em 78 voltas no tradicional circuito de Montecarlo, com largada marcada para as 9h pelo horário de Brasília.

podio-espanha

Confira abaixo o resultado final do GP da Espanha:

resultado-final-gp-da-espanha

 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *