Vettel detona Mercedes e vence no Bahrein com Hamilton em 2º. Após boa corrida, Massa é o 6º

Irretocável. Talvez essa seja uma boa definição para atuação de Sebastian Vettel, na noite no deserto do Bahrein. Com uma estratégia perfeita e um excelente ritmo de corrida, o tetracampeão mundial superou a pressão das duas Mercedes e venceu o Grande Premio do Bahrein neste domingo.

Largada limpa com Vettel dando o bote em Hamilton

A primeira fila que tem sido invariavelmente tem sido dominada pelos carros da Mercedes há três temporadas, novamente teve as flechas de prata nos dois primeiros lugares do grid, seguido pela Ferrari de Sebastian Vettel na terceira posição. Mas o que a Mercedes,  não contava era com o bote certeiro de Vettel sobre Hamilton, que na primeira curva tomou a segunda posição do britânico, que por muito pouco não foi superado pelos carros da Red Bull. Outro que largou muito bem, foi Felipe Massa, que pulou da oitava para a quinta posição, chegando a superar a Ferrari de Kimi Raikkonen.

largada_bahrein2017

Corrida começa a ser decidida ainda nas primeiras voltas

Com a primeira rodada de pit stops ainda nas primeiras voltas da corrida, Sebastian Vettel, que estava indo a caça de Valtteri Bottas, foi o primeiro dos ponteiros da prova a entrar nos boxes e fazer a troca de pneus, abrindo caminho para os carros da Mercedes tomarem a ponta da corrida, e assim tentar imprimir um ritmo fortíssimo da prova. Mas o que a escuderia alemã não contava, foi com a entrada do Safety Car após um acidente envolvendo a Williams do canadense Lance Stroll, com a STR de Carlos Sainz, no final da reta dos boxes. A presença do carro de segurança na pista provocou uma corrida frenética dos pilotos aos boxes para a troca de pneus. Azar de Hamilton, que até então era o segundo colocado na prova, e teve de esperar a troca de pneus de Bottas, que estava na frente. Para piorar a situação do britânico, ele ainda reduziu deliberadamente seu ritmo na entrada dos boxes, prejudicando a Red Bull de Daniel Ricciardo, que vinha logo atrás. Com a manobra, os comissários de pista decidiram punir Hamilton, com 5s, que foram pagos no segundo pit stop do britânico na corrida. Com toda a confusão, melhor para Vettel, que já havia trocado os compostos de pneus, e assim assumiu a ponta da corrida.

acidente_stroll_sainz

Corrida recomeça e Vettel dispara na liderança

Com um bom ritmo de corrida, assim que a corrida foi recomeçada, Sebastian Vettel tratou logo de dar as cartas, e abriu boa vantagem sobre Bottas, que era o segundo. Hamilton por sua vez, conseguiu se livrar da Red Bull de Ricciardo, e assim, começou a pressão sobre Bottas, para que o finlandês cedesse a posição para Hamilton, que assim tentaria uma caçada a Vettel.

vettel_bahrein1

Prova de Verstappen termina no muro

Quem acabou pagando de certa forma caro por falar demais, foi o jovem holandês Max Verstappen. Após tecer criticas deselegantes a Felipe Massa, que supostamente teria o atrapalhado no treino classificatório de sábado, o domingo de Max terminou na 12ª volta da corrida, após uma saída de pista, que acabou no muro, terminando assim com a prova do holandês.

max_bahrein

Destaque negativo da corrida para McLaren

Equipe que há tempos tem sido o ponto negativo da Formula 1, a McLaren teve outro domingo dificílimo no Bahrein. Com um rendimento que beira o ridículo, Fernando Alonso não poupou palavrões e criticas ao carro e ao motor Honda ao longo da corrida, deixando bem claro que a relação entre McLaren e Honda está longe de ser das melhores. Para piorar, alegando problemas de potencia, Alonso abandonou a prova a poucas voltas do fim, depois de levar uma volta dos lideres da corrida.

alonso_bahrein

Domingo positivo para Felipe Massa

Um dos destaques positivos da corrida, foi para o brasileiro Felipe Massa. Dentro das possibilidades da Williams, que hoje se estabeleceu como a quarta força dentro do grid, Felipe fez o que pode contra os carros de Ferrari e Red Bull, com quem o brasileiro chegou a duelar na pista. Em um determinado momento, o piloto brasileiro chegou a estar na quarta posição da prova, onde ele já havia feito uma boa largada, pulando da oitava para quinta posição. Ao final, um sexto lugar acabou sendo um premio para uma Williams, que ainda se espera uma evolução na temporada, a fim de andar mais perto dos carros da Red Bull.

massa_bahrein1

Longas retas do Bahrein favorecem ultrapassagens

Aquele temor do inicio da temporada, que onde as novas configurações dos carros para 2017, poderiam não favorecer as ultrapassagens, parece ter ficado para trás. Tudo porque neste domingo as manobras de ultrapassagens foram um show a parte entre os pilotos ao longo da prova. Destaque para as disputas no final do pelotão com os carros de Force índia, Sauber e McLaren. Na frente, os ponteiros também fizeram belas disputas, com Red Bull e Williams trocando posições, assim como a Ferrari de Kimi Raikkonen, que esteve longe da parte da frente do grid.

ultrapassagem_bahrein

Bottas foi a decepção do domingo

Outro destaque negativo da prova vai para o finlandês  Valtteri Bottas. Após fazer uma pole surpreendente no sábado, o piloto da Mercedes sucumbiu a pressão e a força de Lewis Hamilton dentro da equipe. Em dois momentos cruciais da prova, o finlandês sequer esboçou reação quando atacado por Hamilton, e assim deixou claro a sua posição de segundo piloto dentro da escuderia alemã, fato pra lá de negativo para quem ainda tenta se firmar naquele que hoje é o melhor carro dentro do grid da Fórmula 1.

bottas_bahrein2

Punição e inicio de corrida ruim custaram caro a Hamilton

Quem acabou pagando caro pelos erros no domingo foi Lewis Hamilton. Após uma largada ruim, onde foi superado pela Ferrari de Sebastian Vettel, e por muito pouco não foi superado pelos carros da Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, o britânico teve de se desdobrar para acompanhar o ritmo fortíssimo principalmente de Vettel. Se não bastasse o bom ritmo do alemão da Ferrari, uma punição após trancar deliberadamente Ricciardo ao entrar nos boxes no primeiro pit stop, custou caro para Hamilton que acabou perdendo 5s na segunda parada de box. A partir disso, Hamilton bem que tentou fazer uma estratégia de atrasar ao máximo a sua segunda ida aos boxes, o que acabou não surtindo efeito. A troca de posições com Bottas, e o segundo lugar na corrida, acabou salvando um domingo ruim para Hamilton no Bahrein.

hamilton_bahrein

Com estratégia perfeita, Vettel detona as Mercedes e vence a segunda no ano

Se no treino classificatório a Mercedes domina com sobras, os domingos de corrida até o momento, o ritmo de corrida da Ferrari, tem sido um aliado forte neste inicio de temporada para Sebastian Vettel. Após uma largada excelente, uma estratégia ousada, e um Safety Car que entrou na hora certa, o alemão da Ferrari deixa o Bahrein com todos os motivos para sorrir, depois de superar as flechas de prata. Vettel, que não se intimidou com o ritmo alucinante de Hamilton nas ultimas voltas da corrida, apenas gerenciou seu ritmo de prova nas voltas finais, onde foi preciso para negociar as ultrapassagens com os retardatários, até a bandeirada final da prova, quando comemorou muito, com direito a imitação do coelho da páscoa.

vettel_bahrein2

Com o triunfo deste domingo, Vettel chega a sua segunda vitoria no ano, a 44ª na carreira do tetracampeão mundial, que tenta em 2017, quebrar a hegemonia de três temporadas amplamente dominadas pelos carros da Mercedes. O alemão, também igualou o recorde de vitorias no Bahrein, que antes era de Fernando Alonso, que venceu a corrida em três oportunidades.

vettel_trofeu_bahrein

Vettel que agora é o líder isolado do campeonato com 68 pontos, sete a mais do que Hamilton que tem 61, em um campeonato que promete uma intensa disputa entre Ferrari e Mercedes. Disputa, que já tem um novo local para acontecer, onde a Fórmula 1, que agora já faz as malas e se prepara para voltar para o continente europeu, e no próximo dia 30 de abril, retorna as suas atividades em Sochi no Grande Premio da Rússia, com largada marcada para as 9h pelo horário de Brasília.

podio_bahrein

Confira abaixo o resultado final do GP do Bahrein:

classificacao-prova-bahrein

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *