Bottas supera Hamilton, faz a primeira pole na carreira e larga na frente no Bahrein. Massa é o 8º

A primeira vez a gente nunca esquece. Uma frase que você certamente ouviu alguma vez na sua vida, quando algo novo acontece, e no inicio tarde deste sábado, ela serviu diretamente para o finlandês Valtteri Bottas. Com uma volta sensacional, ele superou o favoritismo de Lewis Hamilton e vai largar na frente do Grande Premio do Bahrein.

Q1 tem eliminação surpreendente de Sergio Perez e Carlos Sainz

A primeira parte do treino classificatório elimina os cinco carros mais lentos do grid, contou com algumas surpresas. Destaque para o desempenho de Pascal Wehrlein, que estréia na temporada, após ficar duas corridas fora do cockpit da Sauber por conta de uma lesão, o alemão mostrou a que veio e colocou a equipe suíça no Q2. As maiores surpresas do treino ficou entre os eliminados, com o fraco desempenho da Force India do mexicano Sergio Perez, que não conseguiu nada mais do que uma 18ª posição. Outra eliminação surpreendente, mas com requintes de crueldade, foi a do espanhol Carlos Sainz, que ficou pelo caminho quando estava perto de fechar a sua volta, por conta de uma pane na sua Toro Roso, quando o jovem piloto vinha para colocar seu carro entre os 15 pilotos que avançam ao Q2. Com isso o espanhol vai largar em 16º. Completaram o time de eliminados no Q1, o belga Stoffel Vandoorne com a McLaren, o sueco Marcus Ericsson com a Sauber e a Haas do dinamarquês Kevin Magnussen. Na frente, Lewis Hamilton comandou a sessão com o melhor tempo, seguido de Max Verstappen em segundo, Raikkonen em terceiro e Vettel o quarto.

sainz_bahrein

Q2 muito disputado pelos carros do meio do grid leva os carros da Renault para o Q3

Com o objetivo de eliminar mais cinco carros, a segunda parte do treino, mostrou um equilíbrio interessante entre as equipes médias, que costumeiramente freqüentam o meio do pelotão de carros. Tanto, que as sete primeiras posições foram rapidamente definidas, com Felipe Massa fechando o grupo destes sete carros, composto pelas Mercedes, e separadas por apenas 0s020, com vantagem para Hamilton que ficou com o tempo mais rápido da sessão, seguido dos carros de Ferrari e Red Bull. Da oitava até a décima posição, uma disputa intensa entre os carros de Toro Roso com Kvyat, a Force India de Esteban Ocon, as duas Renault com Hulkenberg e Palmer e a Haas de Romain Grosjean. Melhor para os carros da Renault, que com um desempenho surpreendente posicionaram seus carros entre os dez melhores da sessão, junto com a Haas de Romain Grosjean, que comemorou muito no radio de equipe com direito a ‘parabéns a você’ em inglês. Grosjean que completa 31 anos de idade na próxima segunda-feira. Entre as decepções no Q2, a McLaren de Fernando Alonso, que sequer foi a pista para a segunda parte do treino, deixou o espanhol sem chances de aferir tempo de volta. Sendo assim, o time de eliminados no Q2 junto com Alonso, teve Kvyat com a Toro Roso, Esteban Ocon, Pascal Wehrlein com a Sauber e Lance Stroll com a Williams.

palmer_bahrein

Bottas surpreende, supera Hamilton e faz a primeira pole na carreira

A ultima parte do treino classificatório, começou de maneira frenética já com o finlandês Valtteri Bottas quebrando o recorde de tempo de pole position no Bahrein com uma volta fantástica, mas na sequencia, Hamilton tomou a primeira posição de Bottas, dando indícios de que hoje seria o dia de ficar mais próximo da sua 64ª pole position, ficando assim apenas uma de alcançar Ayrton Senna, que em 10 anos de F1 largou por 65 vezes na posição de honra do grid. Nisso, os pilotos que tinham ainda mais um jogo de pneus para serem utilizados no Q3, retornaram aos boxes para colocar compostos novos e assim voltar a pista para a ultima tentativa de volta rápida. A partir disso, com pneus novos, brilhou a estrela do finlandês Valtteri Bottas, que fez uma volta perfeita, e com o tempo de 1m28s769 superou Hamilton em apenas 0.023. O britânico que vinha logo atrás não conseguiu melhorar seu tempo de volta.

bottas_bahrein

Fechando a parte da frente do grid, Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira posição, acompanhado da Red Bull de Daniel Ricciardo, em quarto, logo a frente de Kimi Raikkonen. Felipe Massa por sua vez, em um Q3 discreto, ainda viu a sua Williams ser superada pela Renault de Nico Hulkenberg, e vai largar em oitavo. Esta é a primeira pole position na carreira do finlandês de 27 anos Valtteri Bottas, que deixou a Williams no final da temporada passada, após quatro temporadas na escuderia inglesa, e que em 2017 tem o maior desafio da carreira, que é substituir o atual campeão da categoria, o alemão Nico Rosberg que se aposentou no final de 2016, após a conquista do titulo.

bottas_bahrein1

Junto com a pole position deste sábado, o finlandês tem como melhor resultado na carreira dois segundos lugares em 2014, nos GPs da Inglaterra e Alemanha daquele ano. O Grande Premio do Bahrein acontece neste domingo, e a largada para as 57 voltas nos 5.412km no Circuito de Sakhir está marcado para as 12h, pelo horário de Brasília.

grid_bahrein

Confira abaixo o grid completo para o GP do Bahrein:

q3-bahrein

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *