Hamilton domina Rosberg e crava a pole em Abu Dhabi. Massa é 10º e Nasr 19º

Com o objetivo de lutar até o fim, o treino classificatório encerrado no final da manhã deste sábado, final de tarde em Abu Dhabi, deu mostras de que mesmo com a atmosfera conspirando a favor para o primeiro título da carreira de Nico Rosberg, o britânico Lewis Hamilton deixou claro para o seu rival na luta pelo titulo, de que teremos uma disputa intensa até a última volta da corrida. Com isso, após uma volta voadora, Lewis Hamilton dominou Nico Rosberg e vai largar na frente no Grande Premio de Abu Dhabi, na corrida que encerra a temporada 2016 da Fórmula 1.

Q1 elimina carros da Toro Roso e Felipe Nasr

No último Q1 da temporada, manteve a tônica daquilo que foi a temporada ao longo do ano, para equipes como Sauber e Manor que sofreram com a falta de performance durante as 20 etapas já percorridas. Mesmo assim, as equipes mais fracas do grid bem que tentaram surpreender quando Felipe Nasr esteve com a última vaga para o Q2 até os segundos finais com uma boa volta, mas acabou superado e foi eliminado, terminando a sessão na 19ª posição. Diferente do seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson que fez o pior tempo do Q1 e terminou em último. Mas a grande decepção da primeira parte da sessão ficou por conta dos carros da Toro Roso. Com problemas crônicos nos carros durante todo o fim de semana, Kvyat e Sainz deixaram a atividade precocemente amargando a 17ª e 21ª. Ainda entre os eliminados na primeira parte do treino Magnussen e Esteban Ocon, também ficaram pelo caminho. E contrariando a ‘lógica’ do Q1, os destaques positivos ficaram por conta de Pascal Wehrlein e Jolyon Palmer, que abocanharam uma vaga no Q2, apesar das limitações dos carros da Manor e da Renault, respectivamente, o que gerou uma grata surpresa na sessão. Na frente, coube a Lewis Hamilton coordenar as ações cravando o melhor tempo da sessão, seguido por Max Verstappen e Sebastian Vettel. Rosberg por sua vez, sem forçar seu equipamento avançou na quinta posição.

nasr_abu_dhabi1

Q2 elimina mais seis carros, com Massa avançando, e Bottas eliminado

A segunda parte do treino contou novamente com Hamilton ditando o ritmo na frente, mas com a proximidade de Rosberg que ficou 108 milésimos atrás, na segunda posição. Fazendo o ultimo treino classificatório na Fórmula 1, Felipe Massa caprichou na performance e cavou uma vaga no Q3 avançando na nona posição, desbancando seu companheiro de equipe, Valter Bottas, que decepcionou e acabou eliminado na 11ª posição. Junto com o finlandês da Williams, também foram eliminados Jenson Button, Esteban Gutiérrez, Romain Grosjean, Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein. Por fim, outro destaque positivo do Q3 foi para Force India, que emplacou seus dois pilotos no Q3.

bottas_abu_dhabi

Hamilton desbanca Rosberg e crava a pole position em Abu Dhabi

Sem depender das próprias forças para conquistar o quarto título da sua carreira, Lewis Hamilton está fazendo tudo o que está ao seu alcance para seguir sonhando com a taça de campeão na noite de domingo em Abu Dhabi.  Desta forma, o britânico não deu chances aos seus rivais, e foi para o Q3 tão logo que fora autorizado a ida dos carros para a pista, e assim já fazer o melhor tempo da sessão, seguido por Rosberg em segundo.

rosberg_abu_dhabi

Como é de costume para equipes e pilotos, o Q3 sempre reserva seus minutos finais para mais uma tentativa de melhora nos tempos de volta, onde os pilotos trocam seus jogos de pneus, por compostos mais novos. Nisso, já com o cronômetro zerado Hamilton cravou o tempo de 1m38s755, para não dar chances para Rosberg. O alemão, que vinha logo atrás, passou 0s303 acima do britânico. Daniel Ricciardo desbancou Raikkonen e ficou com o terceiro posto. O australiano que aposta em uma estratégia de pneus diferente para a corrida, vai largar com pneus supermacios, usados no Q2, diferente da maioria dos pilotos que optou pelos pneus ultramacios. Felipe Massa por sua vez, optou por não forçar sua Williams e acabou na 10ª posição, com o tempo de 1m41s213.

hamilton_abu_dhabi

Esta é a 61ª pole na carreira de Lewis Hamilton, que com a marca, fica a três poles de igualar Ayrton Senna que teve 64 poles na carreira do brasileiro tricampeão mundial. Hamilton que corre neste domingo pensando na vitoria e torcendo para que Nico Rosberg não esteja no pódio para comemorar seu quarto título na carreira. Nico por sua vez, precisa ficar no máximo duas posições abaixo de Hamilton para celebrar seu primeiro título na carreira, e assim igualar o feito de seu pai, o sueco Keke Rosberg, que foi campeão do mundo em 1982. O Grande Premio de Abu Dhabi, corrida que marca a 21ª e última etapa da temporada acontece neste domingo, e a largada para as 55 voltas dos 5.554km do circuito de Yas Marina, está marcada para as 11h pelo horário brasileiro de verão.

grid_abu_dhabi1

Confira abaixo o grid completo para o GP de Abu Dhabi:

qualify_abu_dhabi

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *