Hamilton detona Rosberg e crava a pole em Interlagos. Massa é o 13º e Nasr 22º

Em mais ‘round’ na luta pelo título da temporada, o treino classificatório encerrado na tarde deste sábado, deu mostras de que teremos uma batalha intensa no circuito de Interlagos neste domingo. Desta forma, após uma volta fantástica, o britânico Lewis Hamilton superou Nico Rosberg, e vai largar na frente no Grande Premio do Brasil.

Q1 elimina Felipe Nasr e Jenson Button

A primeira parte do treino começou com uma incógnita que faz de Interlagos um dos circuitos mais desafiadores da temporada, que é a previsão do tempo na capital paulista. Sob uma chuva fina, comum nesta época do ano em São Paulo, os pilotos foram para a pista variando entre pneus para pista seca e pneus intermediários, em uma busca pela melhor aderência ao traçado de Interlagos. Eliminando os seis carros mais lentos do Gr id, o destaque negativo do Q1, ficou por conta de Jenson Button que não conseguiu fazer nada melhor do que a 17ª posição e acabou ficando de fora. O mesmo aconteceu com Felipe Nasr, que sofreu com a falta de desempenho da Sauber, e assim ficou com o pior tempo do treino classificatório. Na frente, Hamilton e Rosberg foram os mais rápidos, dando mostras de que seriam páreo duro para os rivais no treino classificatório. Os demais eliminados no Q1, Kevin Magnussen da Renault, Pascal Wehrlein e Esteban Ocon pela Manor, e Marcus Ericsson com a Sauber.

nasr_brasil3

Felipe Massa é eliminado no Q2 e frustra a torcida

A tradicional garoa paulistana também deu o tom da segunda parte do treino, e que acabou por definir os classificados para a última parte do treino. Pior para Felipe Massa, que não repetiu o bom desempenho da Williams nos treinos livres de sexta-feira, quando a escuderia inglesa acabou o dia apenas atrás dos carros da Mercedes, com Felipe fazendo o quarto melhor tempo das duas sessões de treinos livres. O mesmo aconteceu com o seu companheiro de equipe Valteri Bottas, que também acabou prejudicado pela instabilidade climática e não conseguiu acertar a sua ultima tentativa de volta rápida. Com isso, Massa foi eliminado no Q2 e vai largar apenas na 12ª posição, frustrando a torcida brasileira que lotou as dependências do autódromo de Interlagos, na corrida que marca a despedida de Felipe Massa da torcida brasileira, uma vez que Felipe deixará a categoria no final da temporada. Também foram eliminados no Q2, Esteban Gutiérrez, Daniil Kvyat, Carlos Sainz e Jolyon Palmer. Na frente, novamente Lewis Hamilton foi mais veloz que Rosberg, e dominou a sessão fazendo o melhor tempo da sessão.

massa_brasil5

Hamilton supera Rosberg e crava a pole em Interlagos

De nada valeria dominar todas as sessões de treinos até o momento em Interlagos, se na hora da definição das posições de largada, Lewis Hamilton não conseguisse confirmar seu favoritismo a pole position. Desta forma, quando os carros foram autorizados a irem à pista na ultima parte do treino classificatório, o inglês não titubeou e logo de cara cravou o melhor tempo do final de semana com 1m10s860. Logo a seguir, Nico Rosberg também marcou seu tempo de volta, mas sem conseguir desbancar Hamilton.

rosberg_brasil1

A partir disso, após a primeira tentativa de volta rápida, os pilotos que foram à pista retornaram aos boxes para colocar um novo jogo de pneus e assim partir para a última tentativa no treino classificatório. Nisso, ao retornarem a pista, os carros da Mercedes protagonizaram um belo duelo pela pole position, com Hamilton a frente de Rosberg na pista. Vantagem para o britânico, que melhorava sistematicamente as suas parciais ao longo da volta, com Rosberg vindo atrás também melhorando o seu tempo de volta. Já com o cronômetro zerado, Hamilton cravou o tempo de 1m10s736, melhorando ainda mais a sua marca, e fazendo assim o melhor tempo do final de semana. Nico Rosberg vinha logo a seguir, e mesmo melhorando as suas parciais durante a volta, completou com o tempo de1m10s838, ficando apenas um décimo de Hamilton.

kimi_brasil

Outro destaque positivo do treino classificatório ficou para Kimi Raikkonen, que superou os carros da Red Bull e fez um ótimo terceiro tempo, surpreendendo a todos que esperavam pelo menos um dos carros da RBR mais próximo dos carros da Mercedes. Esta é a 60ª pole na carreira de Lewis Hamilton, que atualmente é o terceiro piloto em numero de pole positions na historia da Fórmula 1, ficando atrás de Michael Schumacher com 68, e Ayrton Senna com 65 poles na carreira. O Grande Premio do Brasil acontece neste domingo, em uma corrida que pode definir o campeão da temporada, caso Nico Rosberg vença a corrida. A largada para as 71 voltas nos 4.309km, do Circuito José Carlos Pace ou Autódromo de Interlagos, está marcada para as 14h, pelo horário brasileiro de verão.

grid_brasil

Confira abaixo o grid completo para o GP do Brasil:

qualify_brasil

 

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *