Hamilton comanda treino e crava a pole no México. Massa é 9º e Nasr 19º

Deu a lógica. Em um final de semana dominado por Lewis Hamilton até o momento no Circuito Hermanos Rodríguez, o treino classificatório para o britânico acabou sendo uma amostra de que o atual tricampeão do mundo vai lutar até o fim contra Nico Rosberg na luta pelo titulo da temporada. Em uma performance soberana perante os rivais, Hamilton sobrou e com uma volta fantástica vai largar na frente no Grande Premio do México.

Q1 elimina seis pilotos, e tem Felipe Nasr entre eles

Como já é de praxe, a primeira parte do treino classificatório tem por objetivo eliminar os seis carros mais lentos do grid. Nisso, uma rotina ruim na atual temporada, novamente aconteceu depois de mais uma eliminação de Felipe Nasr ainda na primeira parte do treino. Sofrendo com um carro instável, o piloto brasileiro fez o que era possível, mas novamente teve de amargar a eliminação no Q1, enquanto seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson conseguiu avançar. Entre os eliminados, chamou a atenção nos segundos finais, quando a Haas de Esteban Gutierrez ficou atravessada na pista após um erro do piloto mexicano, e que por conseqüência acabou atrapalhando seu companheiro de equipe, Romain Grosjean que vinha atrás na sua ultima tentativa de avançar ao Q2. O incidente com Gutierrez obrigou Grosjean a diminuir a velocidade no ponto em Esteban ficou parado, prejudicando Grosjean. Ao final do Q1, os dois carros foram eliminados. Outro que decepcionou foi Daniil Kvyat que sofreu com a falta de equilíbrio com a STR e foi outro eliminado. Também fizeram parte do ‘time’ de eliminados, Esteban Ocon, da Manor e Jolyon Palmer da Renault, que sequer foi a pista com problemas no chassi de seu carro. Na frente, Hamilton comandou as ações fazendo o melhor tempo.

nasr_mexico

Q2 tem Felipe Massa avançando e tem Sérgio Pérez entre os eliminados

A segunda parte do treino, assim como no Q1, também elimina mais seis carros, classificando os dez melhores para a disputa da pole position. Assim como nos EUA, Felipe Massa conseguiu avançar para ultima parte do treino, com uma boa volta nos instantes finais. Quem decepcionou a torcida foi o mexicano Sergio Perez, ao errar na sua ultima tentativa de volta rápida. O erro custou caro ao piloto da casa, que teve de se contentar com uma 12ª posição. Na frente, o Q2 também evidenciou as estratégias dos pilotos já visando a corrida no domingo, quando são escolhidos os pneus a serem usados na largada da prova. Nisso, destaque para as Mercedes que irão utilizar os pneus macios (faixa amarela) na largada, assim como Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. Entre os ponteiros apenas Max Verstappen optou pelos pneus supermacios (faixa vermelha) e com isso, o jovem holandês cravou o melhor tempo do Q2. Foram eliminados no Q2, Alonso, Button, Magnussen, Ericcson e Wehrlein.

massa_mexico

Hamilton domina e crava pole no México. Rosberg ‘salva’ a primeira fila

Dominando todas as sessões até o momento no México, Hamilton foi para o Q3 a fim de confirmar a pole position e assim o fez. Nos minutos iniciais do Q3, a maioria dos pilotos optou por não forçar, nesse momento os carros da RBR dominaram a sessão e faziam a primeira fila do grid faltando pouco mais de três minutos para o final da sessão. Nisso, os pilotos retornaram aos boxes para a troca por pneus novos e assim partir para a ultima tentativa de melhora nos tempos de volta. Foi quando o britânico Lewis Hamilton colocou ordem na casa e cravou com uma volta fantástica cravou o tempo de 1m18s704, fazendo a pole position.

verstappen_mexico

Restava ainda Nico Rosberg, que até então não vinha se destacando nas sessões de treinos e figurava apenas na quarta posição, o que seria um desastre para as pretensões do alemão que sonha em confirmar o primeiro titulo da carreira o quanto antes. Mas o alemão com uma boa volta com o cronômetro já zerado, ‘salvou’ seu lugar na primeira fila e vai largar na segunda posição. Rosberg que para ser campeão precisa de dois segundos lugares e um terceiro, nas ultimas três corridas da temporada. Essa é a 63ª pole na carreira de Hamilton, que corre neste domingo querendo descontar a vantagem de Nico Rosberg na luta pelo titulo que hoje é de 26 pontos. Nico por sua vez, pode definir o titulo também neste domingo, para isso acontecer, Rosberg tem que vencer a corrida e torcer para Hamilton termine a corrida na 10ª posição. O Grande Premio do México acontece neste domingo, e a largada para as 71 voltas nos 4.304km do Circuito Hermanos Rodríguez na Cidade do México, está marcada para às 17h, pelo horário brasileiro de verão.

hamilton_mexico

Confira abaixo o grid completo para o GP do México:

grid_mexico

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *