Hamilton quebra e Ricciardo vence na Malásia com Rosberg em 3º. Massa é 13º e Nasr fica fora

Por vezes o ‘sobrenatural de Almeida’ ou somente o azar pode explicar um domingo onde tudo levava a crer que Lewis Hamilton ‘passearia’ sob o forte calor da Malásia para mais uma vitória, que poderia recolocar o britânico na liderança do mundial. Mas, parafraseando a lenda das pistas e pentacampeão mundial de Fórmula 1 na década de 50, o argentino Juan Manuel Fangio, que dizia que ‘Carreras son carreras’ onde a corrida termina apenas na bandeirada, o Grande Premio da Malásia, que teve uma corrida agitada, onde o motor da Mercedes deixou Hamilton a pé, após estourar no final da reta dos boxes a 15 voltas do final da corrida, viu a Red Bull de Daniel Ricciardo, surpreender a todos, e assim, vencer a 16ª etapa da temporada.

Incidente na primeira curva tira Vettel da corrida e prejudica Rosberg

Após a largada, um incidente na primeira curva por pouco não terminou com a corrida de Nico Rosberg. Tudo porque ao contornar a primeira curva, Sebastian Vettel ao tentar se posicionar por dentro da primeira curva acabou escapando e acertando a Mercedes de Nico, que estava posicionado atrás de Hamilton. Azar de Vettel, que com a batida acabou destruindo a suspensão dianteira e tendo de abandonar a corrida. Rosberg por sua vez acabou rodando e despencando para o final do pelotão, obrigando Nico a fazer uma corrida de recuperação. O incidente ocasionou o acionamento do Safety Car Virtual, para obrigar os pilotos a reduzir a velocidade, enquanto os fiscais de pista trabalhavam na retirada de Ferrari de Vettel, que ficou na pista.

vettel_malasia1

Primeira rodada de pit stops começam nas voltas iniciais da corrida

Com os incidentes na primeira curva, alguns detritos também acabaram por atrapalhar a vida de outros pilotos que vinham atrás no pelotão de carros. Felipe Massa, que havia largado dos boxes por conta de problemas na sua Williams, foi um dos pilotos que aproveitou o acionamento do Safety Car Virtual para ir aos boxes já na primeira volta da corrida.

massa_malasia

Re-largada com Hamilton disparando na ponta e Rosberg escalando o pelotão

Na terceira volta da corrida, marcou o reinicio da prova, com Hamilton disparando na ponta, seguido pelos carros da Red Bull de Ricciardo e Verstappen. Neste momento da corrida, chamava a atenção que Nico Rosberg estava em franca recuperação na prova, após o prejuízo do incidente com Sebastian Vettel na primeira curva. Na sétima volta se aproveitando dos carros que foram aos boxes, e após ganhar algumas posições também na pista, o alemão já estava na 12ª posição.

hamilton_malasia

Felipe Massa tem domingo para esquecer

Quem sofreu com a falta de sorte neste domingo, foi o brasileiro Felipe Massa. Após não conseguir partir para a volta apresentação, o piloto da Williams foi obrigado a largar dos boxes, na ultima posição. Vindo da ultima posição, Massa entrou nos boxes ainda na primeira volta para alterar a estratégia de corrida. Com pneus duros, Felipe tinha a idéia de se manter o maior numero de voltas possível na pista, mas a estratégia do brasileiro foi para o espaço na sétima volta quando Massa teve de retornar aos boxes por conta de um furo no pneu dianteiro, que o obrigou a fazer mais uma parada nos boxes. Com a corrida completamente comprometida, Massa se limitou a andar no fundo do pelotão terminando a corrida na 13ª posição, com uma volta atrás dos lideres da corrida.

massa_malasia1

Com problemas na Sauber, Felipe Nasr abandonou a corrida

Outro que sofreu com problemas no carro, foi o brasileiro Felipe Nasr. O jovem brasiliense bem que tentou fazer uma corrida com uma estratégia diferente da maioria dos pilotos do grid, que contemplava uma parada de box, que com o forte calor da Malásia era arriscado. Ainda assim, Nasr conseguiu se manter boa parte da corrida na pista, e com uma parada de box, mas problemas nos freios da sua Sauber abreviaram a corrida de Nasr que teve abandonar.

nasr_malasia1

A 15 voltas do fim, motor da Mercedes explode e Hamilton abandona a corrida

Tentando abrir vantagem dos carros da Red Bull ainda visando fazer mais uma parada nos boxes, a 41ª volta da corrida, foi decisiva para uma vitoria quase improvável de Daniel Ricciardo, quando o motor Mercedes do carro de Lewis Hamilton explodiu no final da reta dos boxes, dando fim a corrida do piloto britânico. Visivelmente desolado com o abandono, Hamilton ainda ficou ao lado do carro, parecendo não acreditar no que aconteceu. Antes disso, Hamilton ao sentir o estouro do seu motor, ainda lamentou muito no radio da equipe o acontecido, que pode prejudicar o britânico na luta pelo titulo faltando cinco corridas para o final da temporada.

hamilton_malasia1

Mesmo com terceiro lugar, Rosberg deixa a Malásia com motivos para sorrir

Após um incidente com Sebastian Vettel na primeira curva, que poderia ter tirado Nico Robserg da corrida, o piloto alemão deixa a Malásia com motivos para comemorar. Depois de fazer uma corrida de recuperação, escalando o pelotão de carros, boas ultrapassagens e até uma punição dos comissários de prova, que por muito pouco não lhe custou o pódio, após os comissários entenderem que Nico foi agressivo demais em uma manobra sobre Kimi Raikkonen na luta pelo pódio, quando Nico chegou a tocar na Ferrari de Kimi, Rosberg ainda conseguiu abrir 10s de vantagem sobre o finlandês, tempo que foi adicionado ao seu tempo de prova, Rosberg ainda conseguiu ‘salvar’ a pontuação e ainda por cima abrir uma vantagem sobre Hamilton. Faltando cinco corridas para o final do campeonato, Nico agora ganha um ‘status’ de favorito contra Hamilton, que terá de vencer a próxima prova para seguir vivo na luta pelo titulo. Por fim, com o terceiro lugar, Rosberg agora abre 23 pontos de vantagem sobre Hamilton (288 a 265) a cinco corridas do fim.

rosberg_malasia1

Destaque da corrida na Malásia vai para Fernando Alonso

Largando na ultima posição por conta de uma punição após trocar diversos componentes no motor da sua McLaren, Fernando Alonso foi o grande destaque da corrida. Em uma corrida em que o espanhol aproveitou as oportunidades, ainda nas voltas iniciais o bicampeão mundial já aparecia no top 10. Ainda com uma boa estratégia de corrida, Alonso ainda conseguiu galgar algumas posições, terminando a prova em sétimo lugar. Para o próximo final de semana, no GP do Japão, na casa da Honda, que é a fornecedora de motores para a McLaren, tanto Fernando Alonso, quanto Jenson Button esperam um bom desempenho correndo em ‘casa’.

alonso_malasia

Red Bull não vacila, e Daniel Ricciardo vence na Malásia

Quem teve todos os motivos do mundo para sorrir neste final de semana foi a Red Bull e Daniel Ricciardo. Em um domingo ‘iluminado’ da equipe austríaca, a RBR jogou muito bem com a estratégia com seus dois carros, numa tentativa de dar um ‘nó’ na Mercedes e tentar fosse com Max Verstappen ou com Daniel Ricciardo, surpreender Hamilton.  Sendo assim, com a estratégia de box que contemplava ficar o máximo de voltas possíveis na pista, o australiano ainda se aproveitou da entrada do Safety Car Virtual, após o estouro do motor de Hamilton para colocar os pneus macios, e assim conseguir se manter a frente do seu companheiro de equipe Max Verstappen, que ainda tentou incomodar Ricciardo, mas sem sucesso.

redbull_malasia

E a vitoria que parecia improvável, e que Ricciardo deixou escapar em Mônaco, após um erro de estratégia da Red Bull, e na Espanha quando também acabou sendo superado por Verstappen na estratégia, finalmente aconteceu. No pódio, o sorriso aberto de Daniel junto com o já tradicional “shoey”, onde ele bebeu o champanhe dentro da sapatilha, deu o tom da comemoração do australiano. Esta é a quarta vitoria na carreira de Ricciado, onde a Fórmula 1 já segue a caminho do Japão, onde no próximo final de semana, ela encerra os trabalhos na Ásia no Grande Premio do Japão, na corrida que marca a 17ª etapa da temporada, no tradicional circuito de Suzuka.

ricciardo_shoey_malasia

Confira abaixo o resultado final do GP da Malásia:

podio_malasia gp_da_malasia

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *