Rosberg supera Hamilton na largada e vence na Áustria. Massa vai ao pódio em 3º e Nasr é o 11º

Em uma disputa de igualdades qualquer vacilo pode ser fatal. Foi o que aconteceu na manhã deste domingo na largada do GP da Áustria quando Nico Rosberg superou Lewis Hamilton na largada e venceu o GP da Áustria, reduzindo novamente a vantagem de Hamilton no campeonato.

Largada limpa com acidente espetacular na primeira volta

Tentando defender a vantagem de largar na pole position, Lewis Hamilton sabia que ao seu lado teria um Nico Rosberg disposto a mostrar que perdeu a pole position no sábado, após errar a sua ultima volta rápida, por um descuido dele Rosberg e que teria carro para disputar em igualdade contra Hamilton. Pois a disputa que se desenharia ao longo da corrida, aconteceu somente na largada, quando Rosberg conseguiu dar o bote em Hamilton, preocupado com Vettel que vinha na terceira posição. Tão logo na primeira curva, Rosberg tomou a frente de Hamilton, que ainda tentara dar o troco, mas sem sucesso. O alemão da Mercedes conseguiu resistir as investidas do britânico e seguiu ma ponta da corrida. Mais atrás um acidente espetacular entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, onde o carro do piloto espanhol subiu sobre a Ferrari de Raikkonen em um acidente espetacular, sem maiores gravidades para os pilotos, o que ocasionou a entrada do Safety Car.

largada_austria

Rosberg abre vantagem sobre Hamilton

Após conseguir resistir ao ataque inicial de Hamilton, Rosberg tratou de abrir vantagem a fim de não dar chances para que Lewis tivesse a oportunidade de abrir a asa móvel, se Hamilton estivesse a menos de 1s atrás de Rosberg. Ainda nas voltas iniciais, logo após a saída do Safety Car, Nico tratou de deixar Hamilton para trás dando mostras de seria difícil de ser superado.

rosberg-austria

Corrida com poucas ultrapassagens as disputas ficaram no meio do pelotão

Mesmo com alguns pontos de ultrapassagens e duas zonas de asa móvel, a corrida foi marcada por um numero relativamente baixo de ultrapassagens. Destaque para Valteri Bottas que entrou em disputa contra Nico Hulkenberg pela quinta posição, e mais atrás foi a vez de Felipe Nasr até então o oitavo em disputa com Carlos Sainz. Na frente, principalmente entre os quatro primeiros, não havia briga direta entre os pilotos.

bottas_austria

Estratégia de boxes entre os primeiros contemplou apenas uma ida aos pits

Uma das características do circuito de Spielberg é o baixo desgaste de pneu, o que facilitou a vida de quem resolveu simplificar na estratégia de corrida. Optando por apenas uma parada de box, principalmente os quatro ponteiros da prova.

box_austria_ericsson

Hamilton erra saída dos boxes e sacramenta a vitória de Rosberg

Um erro de Hamilton na saída dos boxes após a parada nos pits, que avançara sobre a linha branca que demarca a saída dos boxes com a pista, foi mais um fator determinante para o britânico ver as suas chances de vitoria ir por água abaixo. Ao cruzar a linha Hamilton foi punido com o acréscimo de 5s no seu tempo de corrida. Com isso, Hamilton teria de vencer a prova com mais de 5s de vantagem sobre Rosberg. O mesmo Rosberg que aquela altura já estava mais de 6s de vantagem sobre Hamilton.

hamilton_austria_box

Erro na troca de pneus de Vettel dá o primeiro pódio do ano a Felipe Massa

Também com uma estratégia de box de uma parada apenas, Sebastian Vettel não contava que teria problemas nos pits. Um problema na recolocação na roda traseira direita, fez com que o tetracampeão mundial perdesse tempo nos boxes o suficiente para ser superado por Felipe Massa que vinha em 4º e com uma desvantagem de 4s aproximadamente. A partir disso coube a Massa sustentar os ataques de Vettel até a linha de chegada.

box_vettel_austria

Com problemas nos freios Nasr termina em 11º

Em um domingo discreto, Felipe Nasr sofreu com a falta de competitividade da Sauber, somado aos problemas nos freios ao longo da corrida. Em uma atuação discreta, em que teve algumas disputas na parte inicial da prova, o brasileiro pouco pode fazer, ainda foi superado por Daniel Ricciardo, quando lutava pela 10ª posição. Apesar do resultado discreto, foi domingo de aprendizado para Nasr.

nasr_austria

Massa resiste a pressão de Vettel e conquista o primeiro pódio na temporada

Mesmo sabendo da superioridade momentânea dos carros da Ferrari, Felipe Massa sabia que se tivesse alguma chance de tentar subir ao pódio ela viria de algum vacilo dos carros a frente, e foi o que aconteceu. Com uma corrida consistente, e sem cometer erro algum, Felipe se aproveitou do vacilo da Ferrari na parada de Vettel, e assumiu a terceira posição na corrida. Nas voltas finais, e com o desgaste de pneus cada vez mais evidente, Massa controlou bem as investidas de Vettel, e subiu ao pódio pela primeira vez no ano, um premio para Williams que soma seu segundo pódio consecutivo na temporada, onde Bottas subiu ao pódio no Canadá.

massa_podio_austria

Rosberg supera Hamilton na largada e vence na Áustria

Em um domingo perfeito, Nico Rosberg sabia que teria de ser agressivo se quisesse sair de Spielberg com a vitória, e foi o que aconteceu. Aproveitando a vantagem de largar pelo lado de dentro da pista, ainda assim o lado mais sujo, ele conseguiu tracionar melhor do que Hamilton e tomou a ponta do britânico na primeira curva. A partir disso o que se viu, foi um Rosberg dominador e que não deu chances a Hamilton em nenhum momento da corrida, salvo a única investida de Lewis ainda na primeira volta, quando tentava recuperar a liderança perdida. Com o resultado, Nico chega a sua terceira vitoria no ano, a 11ª na carreira, e de quebra reduz a vantagem de Hamilton no campeonato para 10 pontos (169 a 159) perto da metade do campeonato, o que significa um prenuncio de muitas disputas até o final do ano. A Fórmula 1, que agora tem outra parada, e no dia 4 de julho para o Grande Premio da Inglaterra, no lendário circuito de Silverstone. A corrida está marcada para as 9h pelo horário de Brasília.

rosberg-austria_podio

 

Confira abaixo o resultado final do GP da Áustria:

resultado final_austria

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *